sexta-feira, 8 de maio de 2009

É hora do show: Giro d'Itália CentoAnni começa às 15h35 em Veneza

Neste sábado, às 15h35 (hora local, 10h35 horário de Brasília), a equipe Columbia Highroad parte da praça do Lido, em Veneza. Às 17h20, sai a última das 20 equipes inscritas, os últimos nove atletas dos 180 ciclistas que participam do Giro d'Itália Centenario.
Em pouco mais de duas horas, teremos a primeira maglia rosa, que será entregue ao líder da equipe mais rápida diretamente das mãos dos criadores da edição 2009, os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana. Nesse momento, esta imagem deverá ser vista por cerca de 300 milhões de pessoas em 150 países do mundo, em transmissão direta pela Rai (na NET, o canal é 79 e deverá transmitir ao vivo, exceto aos domingos, quando passa futebol). Esta primeira etapa dará, mesmo que levemente, uma visão do que vai acontecer até o fim do Giro. É o momento dos prognósticos: Basso vai ganhar? Armstrong virá para vencer o Centenario? Carlos Sastre - que até agora não disse nada e é, sem dúvida, o ciclista que menos apareceu e um dos que mais treinou - vai tentar levar a maglia rosa? Leipheimer? Simoni? Stefano Garzelli? Ou o Giro vai ficar com o queridinho dos italianos, Damiano Cunego?
É a sétima vez que o Giro passa por Veneza. A primeira vez foi em 1936, e o vencedor foi Giuseppe Olmo. Depois, em 1939, foi a vez de Chiappini; em 1949, Casola; em 1951 e 1952, Van Steenbergen; Francesco Moser, em 1978 e, em 1997, Mario Cipollini.

O percurso

O percurso de ida-e-volta é de 20,5 km, 11 deles em ruas estreitas à beira da laguna de Veneza, no Mar Adriático. É totalmente plano e começa no centro da cidade e percorre as praias. Se o vento soprar como de costume, vai empurrar os ciclistas na ida. Na volta, o velho conhecido vento na cara acompanhará os ciclistas até a linha de chegada. Existe alguma preocupação em virtude das curvas, que podem provocar acidentes.





Nenhum comentário: