quinta-feira, 2 de outubro de 2008

"Lance deve provar que pode vencer", diz amigo e técnico da Astana, Johan Bruyneel

Em entrevista à Velonews, o superintendente da Astana Johan Bruyneel, afirmou que a chegada de Lance Armstrong não deve forçar a saída de Alberto Contador da equipe. Na entrevista, publicada a seguir, Bruyneel insistiu que há espaço suficiente na Astana para as duas estrelas da equipe.
Para Bruyneel, o retorno de Armstrong é algo a mais para a equipe e o heptacampeão terá de provar que é forte o suficiente para reconquistar seu status de capitão do time. Bruyneel respondeu questões sobre a volta de Armstrong e os comentários sobre a procura por novas equipes por Contador.

Velonews: O campeonato mundial não envolve as equipes, e, ainda assim, você esteve em Varese. O que você fazia lá?
Johan Bruyneel: É um bom momento para manter um encontro com todo o ProTour Teams e a UCI. Quase todos concordam em continuar com o projeto do ProTour. Ainda estamos trabalhando em alguns detalhes com a UCI, mas estou feliz em anunciar que a guerra entre a UCI e os organizadores de corridas parece ter terminado. As equipes se uniram e o ciclismo está numa posição melhor agora se comparada à de meses atrás. Felizmente, isso continuará a melhorar e o esporte irá para adiante e não ficará nessas batalhas políticas. Também tive a oportunidade de falar sobre corridas e certamente responder questões sobre a chegada de Lance.

Velonews: Falando sobre Lance, a equipe tem muito claramente estabelecido líderes e muitas pessoas agora consideram que a chegada de Lance irá dividir a equipe. Você certamente pensa diferente.
JB: Sim, se eu sentisse dessa maneira ele não estaria na Astana em 2009. Realmente eu acho que os corredores e o staff serão beneficiados com sua presença. Ele é muito mais do que um fisicamente talentoso ciclista. Sua preparação de corrida e compreensão de todo esse envolvimento são importantes também. São pequenas coisas que o separam de outros ciclistas, e muitas outras coisas que serão referência para o trabalho fora da bicicleta - falar com a mídia e motivar os companheiros; Ele tem um carisma que faz as pessoas irem para a guerra com ele, sacrificar-se em benefício da equipe. Não é uma característica comum e acredito que muitos ciclistas, especialmente os mais jovens, podem aprender com ele. Dito isso, 2009 não é 2005. Lance deve provar que ele tem habilidade física para ganhar grandes corridas. Algumas pessoas questionam sua idade, mas olhem para David Rebellin e Juan Llaneras. Llaneras ganhou uma medalha de ouro olímpica (por pontos) em Pequim aos 40 anos. Estou mais preocupado com a falta de corridas nos últimos anos. Pode ser algo repetitivo, mas quem conhece Lance sabe que ele terá muitas conquistas.

Velonews: Alberto Contador tem sido seu líder principal nos últimos dois anos. Com a chegada de Lance, Contador pode ter sua liderança contestada. Muitas pessoas acreditam que o espanhol deseja se o líder da equipe no próximo ano.
JB: Contador teve um ótimo ano e li algumas reportagens que dizem que ele está extremamente frustrado com a situação. Primeiro, sou muito cuidadoso com o que leio na Imprensa onde frequentemente as palavras e seus significados são distorcidos, principalmente quando traduzidas para diferentes idiomas. É espantoso ver declarações em espanhol e ler a tradução inglesa. Mas sim, Contador teve um magnífico ano e atualmente é o melhor ciclista profissional do mundo. Trabalhá-lo para se tornar um campeão foi um projeto pessoal muito recompensador. Mas as pessoas precisam se lembrar que sou contratado pelos patrocinadores do Cazaquistão, não por Alberto Contador, não por Lance Armstrong e nem por nenhum outro ciclista. Já disse que os interesses da equipe são meu conceito máximo. No final do dia, o ciclista mais forte será apoiado, independentemente do nome da pessoa ou do que ela fez no passado. Acredito que vejo um exemplo disso. Não é segredo que Levi Leipheimer poderia ter ganho a Vuelta a España, mas estava claro para os diretores da Astana que Contador era o ciclista mais forte. Leipheimer ficou com a camisa de líder em duas ocasiões, mas nós sabíamos que Contador era mais forte e trabalhamos para apoiá-lo. Nós temos grandes nomes e grandes líderes na equipe em 2008.

Velonews: Contador e Lance tem conversado?
JB: Não que eu saiba. Contador terminou a Vuelta e rapidamente foi para Varese para o campeonato mundial. Acredito que eles irão conversar brevemente em nosso primeiro "training camp" em dezembro. Será quando os diretores e eu discutiremos a temporada 2009 com os ciclistas.

Velonews: Existe a preocupação de que Contador deixe a Astana?
JB: Tenho lido reportagens que existem equipes estão interessadas em Contador. É claro que as equipes criam conflitos entre os dois na esperança de que Contador saia, mas ele assinou um contrato com a Astana até 2010. A maioria dos corredores assinam por uma temporada de dois anos, mas Contador insistiu no contrato de três anos baseado no forte time que montamos para ajudá-lo nas grandes corridas. Investi muito do meu tempo no treinamento de Contador e ele ficará nesta equipe pelos próximos dois anos. Realmente, é muito simples: existe um contrato e não há opções de quebrá-lo.

Velonews: Qual é sua expectativa a respeito do retorno de Armstrong?
JB: Bem, certamente não tenho qualquer dúvida sobre a dedicação e a motivação de Lance. Elas são intangíveis e eu nunca vou apostar contra isso. A questão que fica é se ele pode estar no mesmo nível de anos atrás na época das grandes corridas. É uma questão que ninguém pode responder agora, mas realmente acredito que Lance estará competitivo. Agora, o quão competitivo ele estará é algo que nós teremos de esperar para ver. Estou entusiasmado por sua volta, não apenas pelo que acrescenta à equipe mas também ao esporte. Nenhuma outra pessoa teve um impacto tão grande no esporte local ou em nível global. Acrescentar sua luta contra o câncer num evento mundial é certamente admirável. Nossa equipe fará o melhor para apoiá-lo nesse projeto.

Velonews: Mas a questão permanece: Estará Armstrong preparado para trabalhar para outros ciclistas, como Contador?
JB: Esta é uma questão que Lance respondeu no último fim de semana em Las Vegas: sim. Ele conhece que as decisões são feitas dentro do carro da equipe e ele compreende a filosofia - a mesma que sempre tivemos- de que trabalhamos para o ciclista mais forte. Não é a primeira equipe que tem grandes nomes numa mesma equipe. Isto já foi trabalhado no passado e será o mesmo em 2009. A mídia está esperando por alguma confusão entre esses dois ciclistas. Está no fim da temporada e eles têm de escrever sobre algo.

Velonews: Até agora, você tem 21 corredores para 2009. Tem mais alguém vindo por aí?
JB: Sim. cinco outros ciclistas entrarão na equipe. Um espanhol, Jesús Hernández, que é um bom montanhista e um bom gregário de Alberto Contador. Outros quatro são cazaques, que mostraram um bom potencial no Kazakh Ulan Team. É uma marca do Cazaquistão desenvolver a próxima geração de ciclistas profissionais. Assim, nós observamos de muito perto muitos jovens cazaques e acreditamos que esses quatro estão prontos para um novo passo em sua carreira ciclística. Estamos entusiasmados por tê-los em nossa esquadra e continuaremos a trabalhar em seu desenvolvimento.

Tradução do original Velonews: Irineu Masiero




Ciclistas do Astana Team 2009
● Lance Armstrong
● Assan Bazayev
● Jani Brajkovic
● Alberto Contador
● Valeriy Dmitriyev
● Jesús Hernández
● Chris Horner
● Maxim Iglinskiy
● Valentin Iglinskiy
● Roman Kireyev
● Andreas Klöden
● Berik Kupeshov
● Levi Leipheimer
● Steve Morabito
● Dmitriy Muravyev
● Daniel Navarro
● Benjamín Noval
● Sérgio Paulinho
● Bolat Raimbekov
● Gregory Rast
● Sergey Renev
● José Luis Rubiera
● Michael Schär
● Tomas Vaitkus
● Andrey Zeits
● Haimar Zubeldia

Nenhum comentário: