quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Artigo:Roberto Heras

A volta de Lance

(publicado originalmente em arueda.com)

Por Roberto Heras
Pensamos que os rumores eram falsos, até que o próprio Lance Armstrong se encarregou de confirmar sua veracidade.

A notícia fez eco em todo o planeta, e é a volta à competição do sete vezes ganhador do Tour, depois de três anos, não era para menos.

A notícia apareceu na Vuelta a España e chamou toda a atenção mediática. Mas o que mais me chamou a atenção neste assunto é a quantidade de detratores que não vêem como adequada a volta à competição de Armstrong. Isto é algo que não consigo entender. Lance é livre para fazer o que quiser e, durante seu reinado no Tour, acredito que não fez nenhum mal ao ciclismo, muito pelo contrário.

Armstrong deu às corridas uma reviravolta. Sua presença arrastava toda a atenção do público e da imprensa. No esporte, a espetacularidade com que ganhou cada um de seus sete Tours está fora de questão. Também me surpreende ler que "se Lance volta a ganhar o Tour é porque estará dopado". Alguns médicos esportivos a quem se perguntam se ele pode ganhar seu oitavo Tour depois de estar três anos afastado respondem que é impossível e seria suspeitoso. Mas ele ganhou sete Tour depois de um câncer! Como algumas pessoas que se supõe tenham conhecimentos podem fazer tais afirmações? Que mais terá de fazer Lance se ganha seu oitavo Tour? E o pior é que fazem tais afirmações se nem sequer haver compartilhado ou visto como ele e toda sua equipe se preparam para a prova. Eu posso assegurar que as concentrações que fizemos em maio nos Alpes e nos Pirineus eram duríssimas: em algumas ocasiões, chegamos a subir montanhas como o Galibier e Alpe D'Huez até três vezes em dois dias seguidos. Fazíamos jornadas de mais de sete horas na bicicleta durante dez dias consecutivos. E não voltávamos para casa sem ter reconhecido cada um dos colossos do Tour do ano. As pessoas preferem esquecer tudo isto e pensa que um ciclista que ganha umas quantas corridas de três semanas é casualidade. Absurdo. Por isso entendo que a decisão de Lance, porque ninguém melhor do que ele mesmo sabe qual é seu estado físico e anímico. Suponho que também terá medo de fracassar, mas aqueles que o conhecem de perto sabemos que quanto mais complicada se coloca a situação, mais ele se motivará. Não sei o que acontecerá durante a temporada 2009, mas o que está claro é que onde quer que ele vá competir gerará uma expectativa insólita. E o que falta a nosso esporte é isso, espetáculo e expectativas. Saludos a todos e bom inverno!

Roberto Heras é três vezes vencedor da Vuelta a España, está aposentado desde o fim de 2007. Foi um dos melhores escaladores dos últimos anos.

Nenhum comentário: