domingo, 31 de agosto de 2008

Vuelta 3º Etapa Jaén-Córdoba 168,6 km

Nesta segunda-feira, a partir das 13h40 (hora espanhola) os ciclistas partem de Jaén em direção a Córdoba, num percurso de 168,6 quilômetros. A etapa não tem grandes dificuldades até chegar ao Alto de San Jerônimo a 26 quilômetros da chegada, um monte que não é exatamente duro, mas certamente irá dividir o grupo e atrapalhar os velocistas. A vantagem para os corajosos é a descida, que de acordo com a direção da prova, é muito mais decisiva que a subida (veja no mapa da altimetria). Portanto, qualquer prognóstico é possível.


Valverde é camisa dourada na 2ª estapa de Vuelta

O espanhol Alejandro Valverde (Caisse d’Epargne) conquistou a camisa dourada nesta segunda etapa da Vuelta a Espana (Granada/Jaén) depois de bater seus opositores num sensacional sprint nos últimos 200 metros. Numa arrancada fulminante nos metros finais, deixou para trás os italianos Davide Rebellin (Gerolsteiner) e Alessandro Ballan (Lampre), a 2’. Fillipo Pozzato, da Liquigás, terminou com o pelotão, a 2’ e agora está na vice-liderança geral, a 13’ do líder Valverde. Carlos Sastre (CSC) ficou em 18º e Alberto Contador (Astana) (foto), em 21º.
A etapa foi marcada pela fuga de quatro ciclistas - Jesús Rosendo Prado, Egoi Martinez, Gyril Lemoine e Mikhail Ignatiev – que conseguiram uma vantagem de 4’30’’ sobre o pelotão. Com 35 km para a chegada, a diferença era de 3’50’’, mas como era previsto, o quarteto não conseguiu manter a fuga quando o pelotão se posicionou para o final da prova. O grande destaque da etapa, Rosendo (Andalucia-Cajasur), porém, conseguiu seu objetivo: conquistar a camisa de líder da montanha. Nos 20 km de sobe-e-desce finais, uma sucessão de ataques e contra-ataques emocionantes levaram a um final disputadísimo, muito bem aproveitado por Valverde. O murciano (Valverde é de Múrcia) terminou a prova em cravadas 4h23’, com média de 40,5 km/h e, por terminado em primeiro, conquistou 20’’ de bônus (o suficiente para levar a camisa dourada).

Mudança de trajeto
A direção da prova fez alterações no percurso que aumentaram o percurso de 167,3 km para 176 km. Além disso, a escalada do Alto de las Enebras (km 46) foi eliminada. Em seu lugar, os ciclistas subiram no Puerto de Huelma, de Cat. 3 (km 84) (na foto acima, a equipe Liquigás em trabalho de equipe). As duas voltas finais no circuito urbano de 25 km dentro de Jaén foram substituídas por apenas uma volta. A chegada permaneceu a mesma: dois quilômetros de uma pequena elevação de 4%, seguida de uma descida de 300 metros e, finalmente, uma subida de 800 m com 5% de elevação.

Resultados (os 10 primeiros)
2ª etapa Granada-Jaén
1. Alejandro Valverde, (ESP) Caisse d'Epargne em 4:23:00
2. Davide Rebellin, (ITA) Gerolsteiner a 2
3. Alessandro Ballan, (ITA) Lampre a 2
4. Greg Van Avermaet, (BEL) Silence-Lotto a 2
5. Filippo Pozzato, (ITA) Liquigas a 2
6. Rinaldo Nocentini, (ITA) Ag2r La Mondiale a 2
7. Erik Zabel, (GER) Milram a 2
8. Paolo Bettini, (ITA) Quick Step a 2
9. Philippe Gilbert, (BEL) Francaise des Jeux a 2
10. Xavier Florencio, (ESP) Bouygues Telecom a 2
18. Carlos Sastre (ESP) CSC a 2
20. Alberto Contador (ESP) Astana a 2

Classificação Geral 2ª Etapa
1. Alejandro Valverde, (ESP) Caisse d'Epargne em 4:31:10
2. Filippo Pozzato, (ITA) Liquigas a 13
3. Daniele Bennati, (ITA) Liquigas a 13
4. Egoi MartÍnez, (ESP) Euskaltel-Euskadi a 15
5. Iñigo Landaluze, (ESP) Euskaltel-Euskadi a 19
6. Davide Rebellin, (ITA) Gerolsteiner a 19
7. Mauricio Ardila, (COL) Rabobank a 20
8. Igor Anton, (ESP) Euskaltel-Euskadi a 21
9. Rubén Pérez Moreno, (ESP) Euskaltel-Euskadi a 21
10. Mikel Astarloza, (ESP) Euskaltel-Euskadi a 21
21. Carlos Sastre (ESP) CSC a 24
41. Alberto Contador (ESP) Astana a 27

Classificação por pontos
1. Alejandro Valverde, (ESP) Caisse d'Epargne 25
2. Davide Rebellin, (ITA) Gerolsteiner 20
3. Alessandro Ballan, (ITA) Lampre 16
4. Greg Van Avermaet, (BEL) Silence-Lotto 14
5. Filippo Pozzato, (ITA) Liquigas 12
6. Rinaldo Nocentini, (ITA) Ag2r La Mondiale 10
7. Erik Zabel, (GER) Milram 9
8. Paolo Bettini, (ITA) Quick Step 8
9. Philippe Gilbert, (BEL) Francaise des Jeux 7
10. Xavier Florencio, (ESP) Bouygues Telecom 6
11. Nicolas Roche, (IRL) Credit Agricole 5
12. Egoi MartÍnez, (ESP) Euskaltel-Euskadi 4
13. Mauricio Ardila, (COL) Rabobank 4
14. Stefan Schumacher, (GER) Gerolsteiner 4
15. Leonardo Duque, (COL) Cofidis 3
16. Dmitry Kozontchuk, (RUS) Rabobank 2
17. Xabier Zandio, (ESP) Caisse d'Epargne 2
18. Jesús Rosendo Prado, (ESP) Andalucia-Cajasur 2
19. Mikhail Ignatiev, (RUS) Tinkoff 1
20. Iñigo Landaluze, (ESP) Euskaltel-Euskadi 1
21. Matthew Lloyd, (AUS) Silence-Lotto

Rei da Montanha
1. Jesús Rosendo Prado, (ESP) Andalucia-Cajasur 6
2. Cyril Lemoine, (FRA) Credit Agricole 4
3. Mikhail Ignatiev, (RUS) Tinkoff 2
4. Egoi MartÍnez, (ESP) Euskaltel-Euskadi 1

Fotos: Graham Watson/Velonews

sábado, 30 de agosto de 2008

Vuelta 2ª Etapa - Granada/Jaén - 167,3 quilômetros

A primeira estapa de estrada da Vuelta vai às 13h30 (hora local) de Granada (a 670 m de altitude) a Jaén, num percurso de 167 quilômetros. Em Jaén, os ciclistas darão duas voltas num circuito de 25 quilômetros considerado de grande dificuldade para os velocistas e seus gregários. No monte Las Encebras, de terceira categoria (a 1140 m de altitude e a 45 km de Granada), estará em jogo a camisa do líder da montanha.

Filippo Pozzato veste a camisa de líder da Vuelta

Com o incrível tempo de 8'21'', a equipe Liquigas, de Daniele Bennati e Filippo Pozzato. ficou em primeiro lugar no contra relógio por equipes na cidade de Granada, no Sul da Espanha. A equipe voou baixo e fez o 7,7 quilômetros numa velocidade média de 55,4 km/h.

Confira os tempos das equipes:
1. Liquigas, a 8:21
2. Euskaltel-Euskadi, 0:08
3. Caisse d'Epargne, 0:09
4. Quick Step, 0:10
5. CSC-Saxo Bank, 0:11
6. Tinkoff Credit Systems, 0:12
7. Rabobank, 0:13
8. Astana, 0:14
9. Team Milram, 0:15
10. Gerolsteiner, 0:1811. Lampre, 0:19
12. Silence-Lotto, 0:20
13. Cofidis, 14. AG2R La Mondiale, 15. Xacobeo-Galicia, 0:21
16. Credit Agricole, 0:23
17. Francaise des Jeux, 0:27
18. Bouygues Telecom, 0:28
19. Andalucía-Cajasur, 0:32

Fotos: Graham Watson/Velonews

Fala, Alberto Contador

O ciclista madrilhenho Alberto Contador, da forte equipe Astana, responde a questões feitas ontem pela imprensa em seu site (http://www.albertocontador.com/). Confira as respostas, publicadas hoje e republicadas aqui:

“A Vuelta não me obsessiona, tenho muito tempo ainda"
Alberto Contador, da Astana, faz amanhã (hoje) a saída de sua primeira Vuelta a España com a expectativa de ser o único ciclista que, se conseguir a vitória, poderá se somar ao seleto clube dos ganhadores das três grandes voltas: Jacques Anquetil, Felice Gimondi, Eddy Merckx e Bernard Hinault. O líder da Astana garante que começa a Vuelta sem pressão, mas com vontade de desfrutar pela primeira vez da volta em seu país. Alberto Contador (fotos site oficial Alberto Contador)ganhou o Tour de France em 2007 e o Giro D´Itália em 2008.

A Vuelta está sendo apresentada como um duelo entre Carlos Sastre e Contador. É verdade?
É o que parece que se vende nos meios de comunicação, mas se esquecem de Valverde sem motivo, pois ele teve apenas um péssimo dia no Tour, no Tourmalet, e foi o segundo no pódio de Madrid. Existem outros ciclistas com opções de ganhar além de Saster e eu.

É bom ou ruim que todo o interesse fique centrado em vocês dois?
Para a Vuelta é bom, porque as pessoas gostam de hajam enfrentamentos, mas desportivamente não é tão bom, porque os demais ciclistas podem aproveitar-se disso.

Depois de ganhar o Giro quase sem treinar, a Vuelta de ser mais fácil, pois você se preparou bem, não é verdade?
Essa é a teoria, mas também é verdade que sempre pode aparecer um corredor mais forte que ganhe de você. O esporte e o ciclismo não são matemática.

Quem é o líder da equipe?
A equipe vai apostar em mim, principalmente porque Kloden e Leipheimer estarão lá para me dar tranquilidade, mas eles também podem lutar pela vitória.
É uma motivação extra lutar contra o ganhador do último Tour de France?
O que me motiva é tentar ganhar a corrida de meu país e desfrutar do carinho das pessoas, mas Sastre é simplesmente outro candidato à vitória, independentemente que tenha ganhado o Tour.

Que opinião você tem sobre o Angliru?
Acredito que será uma etapa muito bonita, ainda que tenha falado com Alejandro Valverde e ele me disse que quando ele foi lá não se podia subir bem porque havia muito cascalho. Eu não tive problemas quando fui , e acredito que é uma grande etapa para se dar espetáculo.

O que acha do contra relógio de amanhã (hoje)?
Não conheço o circuito, e acredito que será uma bonita etapa para se ver na TV, mas não há porque assumir demasiados riscos.

Sastre disse que você terá facilidades por não ter ido ao Tour. Você concorda com isso?
O que Sastre quer é fazer pressão. Tomara fosse mais fácil para mim, mas acredito que cada um deve fazer pressão da maneira que puder.

É uma pressão extra vir à Vuelta depois de ganhar o Tour e o Giro?
Não, absolutamente. Tenho feito uma boa temporada e, entretanto, tenho apenas 25 anos. Chego à Vuelta com total tranquilidade, tendo feito minha temporada e acompanhado Kloden e Leipheimer, que também me dão tranquilidade. É claro que tratarei de conseguir vencer, mas ainda tenho muitos anos pela frente.

Como foi sua experiência nos Jogos Olímpicos?
Foi boa. É um privilégio estar nos Jogos junto aos melhores atletas do mundo e, por isso, estou muito feliz, embora essa participação tenha desfocado um pouco minha preparação à Vuelta.

É certo que você não descartou sua presença o Mundial?
Sim. A princípio houve uma pequena confusão, mas o selecionador conta comigo e eu quero tentar estar bem no contra relógio e terminar bem a Vuelta para lutar por uma medalha.

Somente quatro ciclistas na história conseguiram ganhar as três grandes voltas por etapas. Você também pensa em conseguir esse feito?
Não tinha idéia das estatísticas, mas ainda que tenha essa possibilidade, ela não é minha obsessão. Simplesmente gostaria de ganhar a Vuelta a España antes de me aposentar.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Vuelta 1º Etapa - Granada/Granada

Começa amanhã a 63º Vuelta a España.
A primeira etapa é um contra relógio por equipes de 7,7 km num circuito de Granada, no sul da Espanha. A altitude média é de 670 metros. A primeira equipe sai às 18h45 (hora local) e, a última, às 19h57. O intervalo entre as saídas é de quatro minutos.
A organização da prova calcula que as equipes levem 9 minutos para completar a prova. A velocidade média prevista é de 56 km/h.
Veja abaixo a altimetria da prova:

Vuelta inaugura passaporte biológico

Um total de 170 controles antidoping foram realizados ontem pela manhã como o primeiro teste geral nos ciclistas inscritos na 63º edição da Vuelta a España. Essa é a primeira das grandes provas ciclísticas (Giro, Tour e Vuelta) que se aplicará o passaporte biológico.

O que é o passaporte biológico
Os exames realizados pela organização da Vuelta vão comparar os resultados obtidos com os dados históricos dos ciclistas. Ou seja: serão levantados todos os indicadores de saúde dos atletas, principalmente os relacionados às características sanguíneas e comparados com exames realizados no passado. Qualquer anomalia será considerada como positivo.
O diretor geral da Vuelta, Víctor Cordero disse que os laboratórios de Madrid estão capacitados a detectar a C.E.R.A. (Continuous Erythropoeitin Receptor Activator, uma espécie de EPO de terceira geração produzida pelo laboratório Roche como medicamento indicado para casos de câncer). Essa droga foi detectada no ciclista espanhol Ricardo Riccó no Tour de France. Riccó era uma das grandes promessas da Espanha no esporte.

As esperanças de cada um

Veja o que cada um dos principais ciclistas disse sobre a Vuelta:

"Chego com a mesma ilusão que tinha antes do Tour"
Carlos Sastre - CSC-SaxonBank

"Chego cansado e focarei na luta pelas etapas"
Alejandro Valverde - Caisse D´Epargne

"Minha motivação é ganhar a corrida de meu país"
Alberto Contador - Astana

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ciclismo no cinema



Assista uma cena antológica do filme Breaking Away, de 1979, direção de Peter Yates. A história do garoto se confunde com a história ciclística de cada um de nós, amadores, do ciclismo de competição.
Veja se você se reconhece na cena abaixo:

terça-feira, 26 de agosto de 2008

La Vuelta em números

A 63a. edição da Vuelta a España começa no próximo sábado, dia 30 de agosto. Confira seus números e veja porque esta Vuelta foi planejada para montanhistas:

DESCRIÇÃO
- 21 etapas
- Distância total aproximada de 3.173 quilômetros
- 10 Etapas planas
- 8 média e alta montanha
- 1 contra relógio por equipes
- 1 contra relógio individual
- 1 cronoescalada
- 5 chegadas em subida
- 7,7 quilômetros contra-relógio por equipes
- 40 quilômetros contra-relógio individual
- 16 quilômetro de cronoescalada
- 3 portos (montanhas) Categoria Especial
- 13 portos (montanhas) 1ª Categoria
- 9 portos montanhas) 2ª Categoria
- 15 portos (montanhas) 3ª Categoria
- Saídas de etapa inéditas: San Vicente de la Barquera, Cudillero, La Granja de San Ildefonso, San Sebastián de los Reyes
- Chegadas inéditas: Naturlandia, La Rabassa (Andorra), Suances, E.E. Fuentes de Invierno

MONTANHAS PONTUÁVEIS
2ª Etapa (31.08) - 3ª Alto de las Encebras 1.130 m
3ª Etapa (01.09) - 2ª Alto de San Jerónimo 530 m
4ª Etapa (02.09) - 3ª Alto de la Sierra de Cardeña 720m
6ª Etapa (04.09) - 3ª Alto de Arisgotas 1.042 m
7ª Etapa (06.09) - 2ª Port de Montllobat 1.085 m; 3ª Collado de Faidella 1.260 m; 1ª Alto de la Rabassa 1.860m; Esp. Andorra (Naturlandia-La Rabassa) 2.050 m
8ª Etapa (07.09) - 1ª Puerto del Canto 1.730 m; 2ª Alto de Enviny 1.220 m; 1ª Puerto de la Bonaigua 2.070 m; Esp. Alto Pla de Beret 1.880 m
9ª Etapa (08.09) - 3ª Alto del túnel de Viella 1.450 m; 2ª Coll de la Espina 1.410 m; 2ª Puerto de la Foradada 1.020 m; 1ª Puerto del Sarrablo 1.290 m
10ª Etapa (09.09) - 3ª Puerto de Oroel 1.080 m; Alto Casas de Expe 690 m
11ª Etapa (10.09) - 3ª Alto de Pradilla 1.230 m
12ª Etapa (11.09) - 3ª Alto de Bocos 780 m; 2ª Portillo de Lunada 1.250 m; 2ª Alto de Campillo 850 m
13ª Etapa (13.09) - ETAPA RAINHA - 3ª Alto Ortiguero 440 m; 3ª Alto la Faya de los Lobos 700 m; 1ª Alto de la Colladiella 850 m; 1ª Alto del Cordal 780 m; Esp. Alto de L’Angliru 1.580
14ª Etapa (14.09) - 3ª Alto del Padrún 200 m; 2ª Alto de San Emiliano 530 m; 3ª Alto La Camperona 600 m; 3ª Alto la Faya de los Lobos 700 m; 1ª Alto de la Colladona 850 m; 1ª E.E. Fuentes de Invierno 1.496 m
15ª Etapa (15.09) - 1ª Puerto de Somiedo 1.480 m; 2ª Alto de la Mina 1.187 m
16ª Etapa (16.09) - 1ª Alto del Acebo 1.525 m
18ª Etapa (18.09) - 3ª Puerto de los Leones 1.520 m
19ª Etapa (19.09) - 1ª Puerto de Navacerrada 1.870 m; 1ª Puerto de Navafría 1.760 m
20ª Etapa (20.09) - 1ª Puerto de Navacerrada 1.870

Portos de Categoria Especial 3
Portos de 1ª Categoria 13
Portos de 2ª Categoria 9
Portos de 3ª Categoria 15
TOTAL DE PORTOS PONTUÁVEIS 40

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Os ciclistas da Vuelta

Confira os ciclistas que devem largar no próximo sábado em Granada:

TEAM CSC - SAXO BANK
1. SASTRE, CARLOS (ESP).
2. KOLOBNEV, Alexandr (RUS).
3. CUESTA, IÑIGO (ESP).
4. VAN GOOLEN, Jurgen (BEL).
5. HAEDO, Juan José (ARG).
6. KROON, Karsten (HOL).
7. BRESCHEL, Matti (DIN).
8. BLAUDZUN, Michael (DIN).
9. GUSTOV, Volodymir (UKR).
Diretor esportivo: SUNDERLAND, Scott.

AG2R - LA MONDIALE
11. NOCENTINI, Rinaldo (ITA).
12. ARRIETA, JOSE LUIS (ESP).
13. DION, Renaud (FRA).
14. DUPONT, Hubert (FRA).
15. GADRET, John (FRA).
16. LOUBET, Julien (FRA).
17. MONDORY, Lloyd (FRA).
18. POULHIES, Stéphane (FRA).
19. USOV, Alexandre (BLR).
Diretor esportivo: JURDIE, Julien.

ANDALUCIA - CAJASUR
21. CARRASCO GAMIZ, JOSE LUIS (ESP).
22. CARRASCO RAMIREZ, JOSE ANTONIO (ESP).
23. LOPEZ GIL, J. ANTONIO (ESP).
24. MARTINEZ PEREZ, FCO. JOSE (ESP).
25. MORENO BAZAN, JAVIER (ESP).
26. ORTEGA, MANUEL (ESP).
27. ESTRADA RUIZ, JUAN JAVIER (ESP).
28. ROSENDO PRADO, JESUS (ESP).
29. RUIZ SANCHEZ, JOSE (ESP).
Diretor esportivo: CABELLO, ANTONIO.

ASTANA
31. CONTADOR, ALBERTO (ESP).
32. KLÖDEN, Andreas (ALE).
33. LEIPHEIMER, Levi (USA).
34. MURAVYEV, Dmitriy (KAZ).
35. BAZAYEV, Assan (KAZ).
36. NOVAL, BENJAMIN (ESP).
37. PAULINHO, Sergio (POR).
38. RUBIERA, JOSE LUIS (ESP).
39. VAITKUS, Tomas (LTU).
Diretor esportivo: GALLOPIN, Alain.

BOUYGUES TELECOM
41. CHAMPION, Dimitri (FRA).
42. CLEMENT, Stef (HOL).
43. CLERC, Aurélien (SUI).
44. FLORENCIO, XAVIER (ESP).
45. GESLIN, Anthony (FRA).
46. JEROME, Vincent (FRA).
47. LABBE, Arnaud (FRA).
48. PICHOT, Alexandre (FRA).
49. BONNAIRE, Olivier (FRA).
Diretor esportivo: ARNOULD, Dominique.

CAISSE D´EPARGNE
51. VALVERDE, ALEJANDRO (ESP).
52. ARROYO, DAVID (ESP).
53. GARCIA ACOSTA, J. VICENTE (ESP):
54. ERVITI, IMANOL (ESP).
55. MORENO FERNANDEZ, DANIEL (ESP).
56. LOSADA, ALBERTO (ESP).
57. PASAMONTES, LUIS (ESP):
58. RODRIGUEZ OLIVER, JOAQUIN (ESP).
59. ZANDIO, XABIER (ESP).
Diretor esportivo: UNZUE, Eusebio.

COFIDIS.
61. CHAVANEL, Sylvain (FRA).
62. DE WEERT, Kevin (BEL).
63. DUQUE, Leonardo (COL).
64. FERNANDEZ, BINGEN (ESP).
65. HARY, Maryan (FRA).
66. MONCOUTIE, David (FRA).
67. MINARD, Sébastien (FRA).
68. NUYENS, Nick (BEL).
69. SCHEIRLINCKX, Staf (BEL).
Diretor esportivo: DELOEUIL, Alain.

CREDIT AGRICOLE
71. HALGAND, Patrice (FRA).
72. HINAULT, Sébastien (FRA).
73. HUNT, Jeremy (GBR).
74. KERN, Christophe (FRA).
75. LEMOINE, Cyril (FRA).
76. MARINO, Jean Marc (FRA).
77. RASCH, Gabriel (NOR).
78. ROCHE, Nicolas (IRL).
79. TALABARDON, Yannick (FRA).
Diretor esportivo: BEUCHERIE, Serge.

EUSKALTEL - EUSKADI
81. ANTON, IGOR (ESP).
82. ASTARLOZA, MIKEL (ESP).
83. FERNANDEZ DE LARREA, KOLDO (ESP).
84. LANDALUZE, IÑIGO (ESP).
85. MARTINEZ, EGOI (ESP).
86. PEREZ, ALAN (ESP).
87. PEREZ MORENO, RUBEN (ESP).
88. TXURRUKA, AMETS (ESP).
89. VELASCO, IVAN (ESP).
Diretor esportivo: ODRIOZOLA, Jon.

FRANÇAISE DES JEUX
91. CASAR, Sandy (FRA).
92. DELAGE, Mickael (FRA).
93. DI GREGORIO, Rémy (FRA).
94. GILBERT, Philippe (BEL).
95. JOLY, Sébastien (FRA).
96. LADAGNOUS, Matthieu (FRA).
97. MEERSMAN, Gianni (BEL).
98. VANENDERT, Jelle (BEL).
99. MOUREY, Francis (FRA).
Diretor esportivo: PINEAU, Franck.

GEROLSTEINER
101. REBELLIN, Davide (ITA).
102. FRANK, Mathias (SUI).
103. GATTO, Oscar (ITA).
104. LANG, Sebastian (ALE).
105. STAMSNIJDER, Tom (HOL).
106. SCHRECK, Stephan (ALE).
107. SCHUMACHER, Stefan (ALE).
108. HAUSSLER, Heinrich (ALE).
109. ZAUGG, Oliver (SUI).
Diretor esportivo: DIETZEN, Raimund.

XACOBEO-GALICIA
111. MOSQUERA, EZEQUIEL (ESP).
112. CASTAÑO, CARLOS (ESP).
113. VELOSO, GUSTAVO CESAR (ESP).
114. DOMINGUEZ LEMOS, GUSTAVO (ESP).
115. GARCIA DAPENA, DAVID (ESP).
116. HERRERO, DAVID (ESP).
117. MARTINEZ ACEVEDO, SERAFIN (ESP).
118. MAYOZ, IBAN (ESP).
119. Vorganov, Eduard (RUS).
Diretor esportivo: PINO, ALVARO.

LAMPRE
121. Cunego, Damiano (ITA).
122. Ballan, Alessandro (ITA).
123. Bindi, Emanuele (ITA).
124. Bruseghin, Marzio (ITA).
125. Marzano, Marco (ITA).
126. Mori, Massimiliano (ITA).
127. Napolitano, Danilo (ITA)
128. Santambrogio, Mauro (ITA).
129. Tiralongo, Paolo (ITA).
Diretor esportivo: PIOVANI, Maurizio.

LIQUIGAS
131. Bennati, Daniele (ITA).
132. Agnoli, Valerio (ITA).
133. Corioni, Claudio (ITA).
134. Franzoi, Enrico (ITA).
135. Pozzato, Filippo (ITA).
136. Quinziato, Manuel (ITA).
137. Santaromita, Ivan (ITA).
138. Stangelj, Gorazd (SLO).
139. Vanotti, Alessandro (ITA).
Diretor esportivo: MARIUZZO, Dario.

QUICK STEP
141. Bettini, Paolo (ITA).
142. BARREDO, CARLOS (ESP).
143. BOONEN, TOM (BEL).
144. GARATE, JUAN MANUEL (ESP)
145. Weylandt, Wouter (BEL).
146. Vigano, Davide (ITA).
147. Tonti, Andrea (ITA).
148. Tossato, Matteo (ITA).
149. Van Impe, Kevin (BEL).
Diretor esportivo: PEETERS, Wilfried.

RABOBANK
151. FREIRE, OSCAR (ESP).
152. Ardila, Mauricio (COL).
153. FLECHA, JUAN ANTONIO (ESP).
154. KOZONTCHUK, DMITRY (RUS).
155. GESINK, ROBERT (HOL).
156. HORRILLO, PEDRO (ESP).
157. De Maar, Marc (HOL).
158. Niermann, Grischa (ALE).
159. Eltink, Theo (HOL).
Diretor esportivo: DEKKER, Erik.

LOTTO
161. Popovych, Yaroslav (UKR).
162. Cornu, Dominique (BEL).
163. Dockx, Bart (BEL).
164. Jacobs, Pieter (BEL).
165. Kaisen, Olivier (BEL).
166. Lloyd, Matthew (AUS).
167. Sentjens, Roy (BEL).
168. Tjallingii, Maarten (HOL).
169. Van Avermaet, Greg (BEL).
Diretor esportivo: VERMAET, Greg.

MILRAM
171. Zabel, Erik (ALE).
172. Diudia, Volodymyr (UKR).
173. Gajek, Artur (ALE).
174. Grivko, Andriy (UKR).
175. Jurco, Matej (SVK).
176. Kux, Christian (ALE).
177. Sabatini, Fabio (ITA).
178. Schwager, Sebastian (ALE).
179. Velits, Martin (SVK).
Diretor esportivo: PELICCIOLI, Oscar.

TINKOFF
181. Ignatiev, Mikhail (RUS).
182. Rovny, Ivan (RUS).
183. Eskov, Nikita (RUS).
184. Petrov, Evgeni (RUS).
185. Kiryienka, Vasili (BLR).
186. Brutt, Pavel (RUS).
187. Pedraza, Walter Fernando (COL).
188. SERRANO, RICARDO (ESP).
189. Trusov, Nikolay (RUS).
Diretor esportivo: KONYSHEV, Dmitri.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

La Vuelta vai começar

A 63º edição de La Vuelta a España começa no próximo sábado, 30 de agosto, em Granada e termina 3.173 quilômetros depois em Madrid, no dia 21 de setembro.
De cara, os ciclistas percorrem 7,7 km de contra-relógio por equipes num circuito plano, onde a velocidade média pode passar dos 55 km/h.
Ao todo serão 19 equipes, que largarão com uma diferença de quatro minutos em relação à anterior. O camisa 1 da Vuelta é o campeão do Tour de France 2008, o espanhol Carlos Sastre, da equipe dinamarquesa CSC- Saxo Bank.
La Vuelta começa com uma baixa considerável: o autraliano Cadel Evans, da Silence-Lotto, desistiu de participar da competição em virtude de uma lesão no joelho. Evans terminou em segundo no Tour de France, e, nas Olimpíadas de Pequim, chegou em 15º na prova de estrada e em 5º no contra-relógio individual.

Etapas
La Vuelta terá 21 etapas, e este ano foi pensada para os montanhistas: ao todo, os ciclistas enfrentarão oito etapas de montanhas, com direito ao terrível Anglirú, ma das montanhas mais difíceis do circuito das grandes voltas (Tour, Giro e Vuelta).
A estréia começa de forma diferente: um contra-relógio por equipes curtíssimo, mas que pode começar a evidenciar quem serão os destaques da competição.
Na 7ª etapa começam a aparecer as montanhas. Na 13ª etapa, os ciclistas enfrentarão - depois de muitos anos fora do percurso da Vuelta - os 12,5 km do terrível Angliru, de 1.573m de altitude e 1.266 de desnível, com média de 10,13% de inclinação e 23,5% de inclinação máxima. A Pinarello teve um modelo batizado de Angliru para homenagear essa montanha, uma das mais duras de todas as três grandes voltas (Tour, Giro e Vuelta).
A 15ª etapa sai de Cudillero e vai até Ponferrada. Antes de chegar a Ponferada existe uma subida duríssima chamadado Foncebadon, que termina num dos pontos mais simbólicos do Caminho de Santiago de Compostela. É nesse cume que fica a Cruz de Ferro, um marco com milênios de história e onde os peregrinos costumam deixar uma pedra ao pé da cruz. Depois disso, é uma baixada ótima até Ponferrada.

Mapa


1ª etapa - contra-relógio por equipes
30/08/08 - Sábado: Granada - Granada (Parque Tec. Ciencias de la Salud) (C.R.E.) 7,7 Km.

2ª etapa -
31/08/08 - Domingo: Granada - Jaén - 167 Km.

3ª etapa
01/09/08 - Segunda: Jaén - Córdoba - 165 Km.

4ª etapa
02/09/08 - Terça: Córdoba - Puertollano - 153 Km.

5ª etapa - contra-relógio individual
03/09/08 - Quarta: Ciudad Real - Ciudad Real (C.R.I.) - 40 Km.

6ª etapa
04/09/08 - Quinta: Ciudad Real - Toledo - 162 Km.

Descanso
05/09/08 - Sexta: dia livre

7ª etapa
06/09/08 - Sábado: Barbastro - Andorra (Naturlandia - La Rabassa) - 224 Km.

8ª etapa
07/09/08 - Domingo: Andorra (Escaldes - Engordany) - Pla de Beret - 160 Km.

9ª etapa
08/09/08 - Segunda: Viella - Sabiñánigo - 198 Km.

10ª etapa
09/09/08 - Terça: Sabiñánigo - Zaragoza - 173 Km.

11ª etapa
10/09/08 - Quarta: Calahorra - Burgos - 178 Km.

12ª etapa
11/09/08 - Quinta: Burgos - Suances - 180 Km.

Descanso
12/09/08 - Sexta: Dia livre

13ª etapa
13/09/08 - Sábado: San Vicente de la B. - Alto de L’Angliru - 199 Km.

14ª etapa
14/09/08 - Domingo: Oviedo - E. E. Fuentes de Invierno - 158 Km.

15ª etapa
15/09/08 - Segunda: Cudillero - Ponferrada - 198 Km.

16ª etapa
16/09/08 - Terça: Ponferrada - Zamora - 185 Km.

17ª etapa
17/09/08 - Quarta: Zamora - Valladolid - 160 Km.

18ª etapa
18/09/08 - Quinta: Valladolid - Las Rozas - 179 Km.

19ª etapa
19/09/08 - Sexta: Las Rozas - Segovia - 161 Km.

20ª etapa - contra-relógio individual
20/09/08 - Sábado: La Granja de S. I. - Alto de Navacerrada (C.R.I.) - 16 Km.

21ª etapa
21/09/08 - Domingo: S. Sebastián de los Reyes - Madrid - 110 Km.

Total: 3.173 quilômetros